terça-feira, 22 de abril de 2014

A opinião de João Mattar sobre Tutoria

Para Mattar, a profissão de tutor na educação a distância é um problema gravíssimo de múltiplas perspectivas, dentre as quais destaca-se a trabalhista, porque apesar do tutor atuar como professor não é reconhecido, remunerado com tal. 

O autor ainda critica o atual modelo de EAD adotado pelo Governo Federal no projeto da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em que tutores mal remunerados, que não são reconhecidos como professores estão dando aula para futuros professores; se este é um dos príncípios fundamentais da EAD, (formar professores). Por quê então utilizar um modelo tão precário para esta prática fundamental na Educação a Distância?

Ele faz alertas para a necessidade de mudança do atual modelo alegando que as perspectivas para o futuro das próximas gerações de alunos em sala de aula não são boas, já que estes, serão formados por professores que foram formados dentro deste modelo fordista de EAD, um modelo que segundo Campion e Renner, citados por Belloni (2009), “propunha produção de massa para mercados de massa, e se baseava em três princípios: baixa inovação dos produtos, baixa variabilidade dos processos de produção e baixa responsabilidade do trabalho”.

Assista a este vídeo onde Mattar fala sobre a tutoria e veja outros pontos sobre o assunto que merecem destaque, tire suas próprias conclusões sobre o assunto e fique à vontade para deixar um comentário sobre a sua reflexão:




segunda-feira, 14 de abril de 2014

João Mattar







João Mattar é pós-Doutor pela Stanford University (EUA). Doutor em Letras pela USP. Pós-Graduado em Administração pela FGV-SP. Bacharel em Letras pela USP e em Filosofia pela PUC-SP. Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Unibero. É professor da Universidade Anhembi Morumbi e desenvolve disciplinas à distância para diversas instituições de ensino no país. Mantém o blog "De Mattar" (http://blog.joaomattar.com), no qual se discute o uso de tecnologias na educação e, particularmente, em EaD.



Algumas publicações de João Mattar:







Visite o blog "De Mattar" e veja outras informações em:
http://joaomattar.com/blog/joao-mattar/

Referências: 
http://www.novateceditora.com.br/autores/joaomattar/
http://joaomattar.com/blog/joao-mattar/

Iconografia - Linguagem iconográfica



O termo “Iconografia” provém do grego “eikon” que significa imagem e “graphia” que significa escrita, “escrita da imagem”. A iconografia é uma forma de linguagem que agrega imagens ou ícones na representação de determinado tema.

É uma área de estudo que investiga sobre a origem das imagens. Até o século XVI, a iconografia referia-se ao significado simbólico de imagens religiosas, sendo atualmente amplificada nos estudos da história e demais estilos de representação.

Nas grandes bibliotecas, há as salas de iconografia onde se encontra literatura cujo conteúdo é rico em imagens provindas de ilustrações, fotografias e impressões. A iconografia auxilia muito no entendimento das fases históricas na percepção de seus símbolos inerentes.

Um bom exemplo de iconografia, são os ícones que frequentemente utilizamos no celular por exemplo, ao abrirmos o menu do aparelho, aparecem uma série de ícones que representam muitas ações que você pode executar no menu, imagine se ao invés dessas imagens que compõem uma linguagem iconográfica houvessem os nomes das respectivas ações que elas representam, seria menos atrativo visualmente e ocuparia mais espaço na tela, enfim, essa linguagem está inserida na nossa rotina, nos computadores, celulares e até mesmo nas placas de trânsito facilitando o nosso dia-a-dia.
                                                                                                            

 

Observe esses exemplos de iconografia:





Iconografia no trânsito:




Os sinais de trânsito constituem uma iconografia especial destinada a organizar da melhor forma possível o tráfego de pedestres e de motoristas com seus veículos motorizados ou não em vias públicas de pequenas, médias e grandes cidades urbanas ou rurais. Esta iconografia é exposta às pessoas por meio de placas geralmente de metal espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Reconhecer estes sinais é fundamentalmente importante para trafegar conforme as regras de trânsito e evitar incidentes e acidentes.

Veja alguns exemplos:









Referências: 

http://www.infoescola.com/artes/iconografia/

http://www.ensinonacional.com.br/sinais-de-transito/

domingo, 13 de abril de 2014

Computação em nuvens



O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

O armazenamento de dados é feito em servidores que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, desde que estejam conectados à internet, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, ou seja, à distância, através da Internet - daí a alusão à nuvem. Neste caso ao nos referirmos à esta "grande nuvem" estamos nos referindo à própria internet.

  • Vantagens:


A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. Mas há outras vantagens:

-Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso;


-As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário;

-O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional";

-Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, basta apenas que haja acesso à Internet, não são mais restritos ao ambiente local de computação, nem dependem da sincronização de mídias removíveis.

-O usuário tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas de computação em nuvem fornece aplicações gratuitamente e, quando não gratuitas, são pagas somente pelo tempo de utilização dos recursos. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software;

-Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/servidor, bem como da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, bastando que os computadores clientes tenham acesso à Internet;

-A infraestrutura necessária para uma solução de computação em nuvem é bem mais enxuta do que uma solução tradicional de hospedagem ou alojamento, consumindo menos energia, refrigeração e espaço físico e consequentemente contribuindo para a preservação e o uso racional dos recursos naturais.

  • Desvantagens:


A maior desvantagem da computação em nuvem vem fora do propósito desta, que é o acesso a internet. Caso você perca o acesso, comprometerá todos os sistemas embarcados.

-Velocidade de processamento: caso seja necessário uma grande taxa de transferência, se a internet não tiver uma boa banda, o sistema pode ser comprometido. Um exemplo típico é com mídias digitais ou jogos;

-Assim como todo tipo de serviço, ele é custeado.

-Maior risco de comprometimento da privacidade do que em armazenamento off-line.

Lembrete

Para quem faltou na segunda-feira passada e também para lembrar quem estava presente. Haverá apresentação de seminário nesta segunda dia 14/04/14, e mesmo que não seja o dia da apresentação do seu grupo evite faltar porque o professor disse que para quem estiver assistindo ao seminário caberá o papel de avaliador do grupo que estiver se apresentando, e deve-se levar em consideração os critérios adotados pelo professor; são estes:

  • Domínio do conteúdo (3,0);
  • Criatividade (1,0);
  • Usar as TIC (1,0);
  • Organização (1,0);
  • Entregar texto de uma lauda para todos da turma (2,0);
  • Entregar mapa conceitual para todos da turma (2,0).
Obs.:Interação no seminário conta pontos

Mapa conceitual: Infância, Mídias e aprendizagem: Autodidaxia e colaboração



Observe a charge, reflita e poste um comentário sobre o que você interpretou desta imagem.


sábado, 12 de abril de 2014

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)


Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet. 

Elaborados para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Os AVAs são usados como ferramentas na EAD para complementar aulas presenciais nos polos de encontros presenciais das instituições de ensino.


A sala de aula virtual se caracteriza por novas concepções de ensino-aprendizagem em que se envolvem todos os interlocutores: professor, tutor, alunos e coordenação,interagindo uns com os outros; nesta nova concepção de ensino-aprendizagem prevalece uma metodologia de ensino onde o aluno elabora suas próprias interpretações a partir do conhecimento adquirido e não apenas reproduz a fala do professor, pois o aluno torna-se capaz de elaborar suas próprias falas e concepções.  

A ênfase do AVA consiste na busca pela construção do conhecimento,em que os interlocutores, conteúdo e metodologias estão integrados.                                                                                                                                                         

Mapa conceitual: Tutor X desafios.


"Semana da interação"

Na segunda-feira passada o professor Fernando Pimentel declarou esta semana, como a semana da interação entre os blogs das duplas... Vamos lá gente, ainda dá tempo de interagir, fiquem à vontade para: opinar, elogiar, criticar, sugerir... Enfim, sua participação será muito bem vinda!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Participem da nossa enquete

Participem da nossa enquete e dê sua opinião sobre o uso de blogs como ferramentas de interação on-line na aprendizagem, sua opinião é muito importante! A enquete está na página inicial logo abaixo de Quem sou eu. Participem!!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

TIC e interação on-line facilitando a vida dos deficientes visuais

Sabemos como é difícil a vida das pessoas com deficiência visual, a acessibilidade, a socialização, enfim, são muitas as dificuldades que um deficiente visual enfrenta rotineiramente. Contudo, novas tecnologias da informação e comunicação estão sendo criadas para facilitar a vida dessas pessoas, através de softwares elas podem interagir com outras pessoas e ter acesso a sites de relacionamento, entretenimento, pesquisa e uma infinidade de possibilidades.
As pessoas não se importam tanto quanto deveriam com o desenvolvimento dessas tecnologias, nem se ouve falar muito sobre isso, o investimento é pouco aqui no brasil, por isso a maioria dos aparelhos tecnológicos e softwares são criados no exterior, dificultando ainda mais o acesso a essas novas tecnologias que tanto facilitariam a vida  das pessoas com esse tipo de deficiência, além disso o preço se torna mais caro e ainda tem que pagar altos impostos. Veja um pouco mais sobre o assunto neste vídeo, além da reportagem ser interessante você pode conhecer alguém com alguma deficiência severa na visão e pode passar a ajudá-la.

domingo, 23 de março de 2014

Glossário

               

  • Interação : um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes.
  • Interatividade: É a ação de influência mútua entre pessoas a partir da relação de cooperação e colaboração e/ou um determinado objeto de estudo (que se apresenta como estímulo) que pode ocorrer de maneira direta ou indireta.
  • Convergência de mídias: em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligadas pelo conteúdo.
  • Mídia: Propaganda; conjunto dos meios de comunicação (internet, rádio, televisão, jornais, revistas, etc.) para alcançar as massas com fins de propaganda.
  • Autonomia : independente,capaz de tomar suas decisões sem interferência exteriores.
  • Objeto virtual  de aprendizagem: são recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnológica. Desenvolvidos com fins educacionais.
  • Ambiente virtual de aprendizagem: são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet. Servem para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.
  • Blogs: sites que  permitem a atualização rápida a partir de acréscimos dos artigos,e tem a possibilidade de interação do visitante.
  • Microblogs: é uma forma de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios .
  • AutonomiaAptidão ou competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios; é ter independência, tomar suas próprias decisões.
  • MultimídiaTécnica que combina diversas formas de apresentar informações, como textos, sons e imagens, de uma só vez. Apresentação de informações em que se faz uso dessa multiplicidade de meios de comunicação.
  • Linguagem hipertextualé uma linguagem usada para escrever um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas (links). Remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. 
  • Linguagem iconográfica: é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens.
  • Autodidaxia: Autodidaxia ou autodidatismo é a aptidão do indivíduo de estudar e adquirir instrução por si mesmo, dispensando a orientação de professores, mestres ou preceptores. O adjetivo que qualifica aquele que pratica o autodidatismo é: autodidata.
  • Síncrono: Remete à sincronia. Refere-se a comunicação simultânea entre pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor e este responde instantaneamente, como uma conversa por telefone. Exemplo: Chat, videoconferência.
  • Assíncrono: Essa forma de comunicação dispensa a participação simultânea das pessoas,ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e ele responderá a mensagem em outro momento.Exemplo: O correio eletrônico, o fórum de discussão.

  • A Indústria Cultural: Impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Olá pessoal!
Desejamos a todos boas vindas, esperamos desenvolver um blog interativo, dinâmico e atualizado.