O termo “Iconografia” provém do grego “eikon” que significa imagem e “graphia” que significa escrita, “escrita da imagem”. A iconografia é uma forma de linguagem que agrega imagens ou ícones na representação de determinado tema.
É uma área de estudo que investiga sobre a origem das imagens. Até o século XVI, a iconografia referia-se ao significado simbólico de imagens religiosas, sendo atualmente amplificada nos estudos da história e demais estilos de representação.
Nas grandes bibliotecas, há as salas de iconografia onde se encontra literatura cujo conteúdo é rico em imagens provindas de ilustrações, fotografias e impressões. A iconografia auxilia muito no entendimento das fases históricas na percepção de seus símbolos inerentes.
Um bom exemplo de iconografia, são os ícones que frequentemente utilizamos no celular por exemplo, ao abrirmos o menu do aparelho, aparecem uma série de ícones que representam muitas ações que você pode executar no menu, imagine se ao invés dessas imagens que compõem uma linguagem iconográfica houvessem os nomes das respectivas ações que elas representam, seria menos atrativo visualmente e ocuparia mais espaço na tela, enfim, essa linguagem está inserida na nossa rotina, nos computadores, celulares e até mesmo nas placas de trânsito facilitando o nosso dia-a-dia.
Observe esses exemplos de iconografia:
Iconografia no trânsito:
Os sinais de trânsito constituem uma iconografia especial destinada a organizar da melhor forma possível o tráfego de pedestres e de motoristas com seus veículos motorizados ou não em vias públicas de pequenas, médias e grandes cidades urbanas ou rurais. Esta iconografia é exposta às pessoas por meio de placas geralmente de metal espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Reconhecer estes sinais é fundamentalmente importante para trafegar conforme as regras de trânsito e evitar incidentes e acidentes.
Veja alguns exemplos:
Referências:
http://www.infoescola.com/artes/iconografia/
http://www.infoescola.com/artes/iconografia/
http://www.ensinonacional.com.br/sinais-de-transito/
Nenhum comentário:
Postar um comentário