terça-feira, 22 de abril de 2014

A opinião de João Mattar sobre Tutoria

Para Mattar, a profissão de tutor na educação a distância é um problema gravíssimo de múltiplas perspectivas, dentre as quais destaca-se a trabalhista, porque apesar do tutor atuar como professor não é reconhecido, remunerado com tal. 

O autor ainda critica o atual modelo de EAD adotado pelo Governo Federal no projeto da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em que tutores mal remunerados, que não são reconhecidos como professores estão dando aula para futuros professores; se este é um dos príncípios fundamentais da EAD, (formar professores). Por quê então utilizar um modelo tão precário para esta prática fundamental na Educação a Distância?

Ele faz alertas para a necessidade de mudança do atual modelo alegando que as perspectivas para o futuro das próximas gerações de alunos em sala de aula não são boas, já que estes, serão formados por professores que foram formados dentro deste modelo fordista de EAD, um modelo que segundo Campion e Renner, citados por Belloni (2009), “propunha produção de massa para mercados de massa, e se baseava em três princípios: baixa inovação dos produtos, baixa variabilidade dos processos de produção e baixa responsabilidade do trabalho”.

Assista a este vídeo onde Mattar fala sobre a tutoria e veja outros pontos sobre o assunto que merecem destaque, tire suas próprias conclusões sobre o assunto e fique à vontade para deixar um comentário sobre a sua reflexão:




Um comentário:

  1. Coloquem aqui no blog uma postagem sobre a pesquisa, como realizaram, quais as evidências, quais as dificuldades, o que aprenderam com esta atividade... sugestões para outras pesquisas...

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